29/08/2013

PADILHA CONDENA MÉDICOS QUE ATACARAM CUBANOS EM FORTALEZA

Essa é uma imagem que alguns concordam e outros discordam



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lamentou a postura de cerca de 50 médicos de Fortaleza que, na noite de segunda-feira (27/08), fizeram um corredor polonês para xingar e vaiar 79 médicos cubanos do programa Mais Médicos, do governo federal, que saíam de um curso na Escola de Saúde Pública do Ceará. "Foram atitudes truculentas, incitaram o preconceito e a xenofobia", disse Padilha, que hoje visitou o líder do PR no Senado, Antonio Carlos Rodrigues (SP), para pedir apoio à medida provisória do Mais Médicos.

"Eles (os médicos de Fortaleza) participaram de um verdadeiro corredor polonês da xenofobia, atacando médicos que vieram de outros países para atender a população apenas naqueles municípios onde nenhum profissional quis fazer atendimento", disse Padilha.

Ele afirmou que o governo vai insistir no programa, tirando dele qualquer conotação ideológica e partidária. "Até porque o primeiro governo a buscar médicos em Cuba para atender no Brasil foi o governo do PSDB. Fernando Henrique era o presidente da República e o governador de Tocantins (Siqueira Campos, hoje no PSDB, que trouxe os médicos) era do PFL." Segundo Padilha, o governo recebeu apelos de todos os prefeitos, de partidos do país todo por médicos que possam trabalhar em seus municípios.

Na manifestação em Fortaleza, os médicos locais gritaram: "Escravos". A manifestação foi liderada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes. O governo teve que pedir reforço policial quando os médicos brasileiros tentaram invadir o prédio, depois de cercar todas as saídas, obrigando os cubanos a permanecer por mais 40 minutos no saguão da escola, enquanto autoridades tomavam providências para evitar um conflito maior. A polícia acompanhou o protesto de perto, mas não interveio.



Qual é a sua posição sobre isso, vocês concorda com a chegada de médicos CUBANOS para regiões mais carentes ou discorda?

Um comentário:

  1. SOU A FAVOR DOS MÉDICOS CUBANOS OU QUALQUER OUTRA ETNIA, OS MÉDICOS DO BRASIL SÓ QUEREM DINHEIRO....

    Está passando nos jornais há algum tempo, situações – ou farra – em que alguns médicos na rede pública de saúde batem os cartões e simplesmente vão embora para casa ou voltam para seus consultórios particulares. Médicos esses que estão pouco se “lixando” para a saúde da população, limpando a bunda com o juramento de Hipócrates. Esses são os mesmos médicos que vão para as ruas de roupinha branca e cartazes desfavoráveis a vinda de médicos estrangeiros. Mas qual o motivo alegado? Falta de revalida? falta de estrutura para o atendimento? incompetência? Acho que é isso. A revalida não haverá não adianta espernear, a falta de estrutura existe, mas não é somente ela que impede os médicos-shopping irem para o interiorzão e para Norte e Nordeste onde se acumula a parte mais carente da população brasileira, é a falta de humanidade e sensibilidade mesmo. Incompetência? E os INCOMPETENTES daqui? Eles não existem?
    Sou totalmente contra o trabalho escravo, sou contra médicos cubanos ganharem uma mixaria enquanto o governo desonesto de Cuba engorda seus bolsos. Mas sou mais a favor da população carente do Brasil.

    ResponderExcluir