21/09/2013

Consumidor acha objeto estranho em garrafa de cerveja em Rio Claro, SP


Químico percebeu que havia algo errado antes mesmo de abrir vasilhame.
Assessoria de imprensa da Ambev não foi encontrada para comentar o caso.
Do G1 São Carlos e Araraquara
Consumidor disse ter se assustado com objeto dentro da garrafa fechada (Foto: Paulo Chiari/EPTV)

 
Um consumidor de Rio Claro (SP) encontrou um objeto estranho dentro de uma garrafa de cerveja da marca Skol neste sábado (21). A bebida seria consumida em um bar, mas Rogério Gomes percebeu o problema antes de abrir a garrafa. O G1 tentou contato com a assessoria de imprensa da Ambev, mas não encontrou ninguém para comentar o caso.





Assim que pegou o vasilhame, o consumidor percebeu que havia algo de errado. O líquido estava turvo, com várias partículas e uma substância maior. Gomes, que é formado em química, não soube definir exatamente o que era poderia ser o corpo estranho.
“Fui abrir a garrafa e apareceu o que a gente chama em química de sólidos suspensos, parecia uma falange de um dedo. E eu falei, tem alguma coisa errada. Acho que deve algum problema no processo de fabricação, o que é bem preocupante devido aos coliformes fecais. Fiquei preocupado comigo e com todo mundo que está consumindo isso”, relatou.
Gomes conferiu a data de fabricação e viu que a cerveja ainda está dentro do prazo de validade. O químico disse que ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. O atendente sugeriu a troca, mas ele não aceitou. “A empresa não se preocupou com o lote, com quem está consumindo, não se preocupou com nada”, afirmou. “A providência seria retirar todas as garrafas deste lote imediatamente do mercado e depois ver um parecer do que aconteceu”, disse o consumidor.
Para um consumidor pouco atento o objeto poderia até passar despercebido, já que a garrafa é escura. É somente contra a luz que o corpo estranho em meio ao líquido fica mais nítido. De todas as unidades que estão na geladeira do bar, apenas uma pertence ao mesmo lote da garrafa que apresentou problema. O dono do estabelecimento, que prefere não se identificar, pretende entrar em contato com o fornecedor que fez a venda.
Segundo as informações da tampa e do rótulo da garrafa, a cerveja foi produzida e envasada na unidade de Jaguariúna (SP), na região de Campinas.

Denúncia

O coordenador de Vigilância Sanitária, Agnaldo Pedro da Silva, disse que o consumidor pode formalizar a denúncia e o órgão encaminhará ao Ministério da Agricultura e Abastecimento, que responde pelas cervejas.
O consumidor disse que não iria fazer boletim de ocorrência. “Eu acho que é um caso isolado, eles vão resolver, mas vão ter que me provar que nunca mais ocorrerá algo desse gênero no produto deles”, afirmou.
A assessoria de imprensa da Ambev foi procurada, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso. Em contato com o SAC no fim da tarde deste sábado, a atendente informou que o ocorrido com o produto pode ter sido provocado devido ao armazenamento ou transporte incorreto do próprio estabelecimento onde foi efetuada a compra, ao qual o produto pode ter ficado exposto ao sol, chuva, local abafado ou até mesmo ter sido congelado e descongelado. Isso pode ter feito com que o produto criasse uma aglomeração dos próprios ingredientes causando essa sedimentação.
“Como foi informado que o produto permanece lacrado, o que podemos fazer é retirá-lo para uma análise para saber o que realmente ocorreu com ela e após a retirada nós levamos outra unidade com perfeitas condições de consumo. Se vão ser tomadas alguma providência em relação ao mesmo lote, eu não tenho nenhum tipo de informação”, informou a atendente.

Objeto estranho encontrado por consumidor dentro de garrafa de cerveja (Foto: Paulo Chiari/EPTV) fonte: g1.com

0 comentários:

Postar um comentário