11/09/2013

Um terço dos alimentos é desperdiçado todos os anos, diz ONU

Maior parte do lixo vem de consumidores que compram muito e jogam fora o que não comem


Homem cata restos de comida em um mercado local de Bogotá, na Colômbia


 
Todos os anos, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano, aproximadamente de 1,3 bilhão de toneladas, é desperdiçado em todo o mundo, aponta a ONU (Organização das Nações Unidas), em relatório divulgado nesta quarta-feira (11).

O desperdício dessa comida causa também a perda de toda a energia, água e produtos químicos necessários para produzi-la e descartá-la.

No seu relatório intitulado "A Pegada do Desperdício Alimentar", a FAO (Organização da ONU para Agricultura e a Alimentação) estima que 30% das terras agrícolas do mundo, e um volume de água equivalente à vazão anual do rio Volga (na Europa), são usadas em vão.

E os problemas causados pelo desperdício de comida não param por aí: eles também se refletem no meio ambiente, especificamente na produção dos gases que causam o efeito estufa.

Segundo o levantamento da FAO, a emissão de carbono dos alimentos desperdiçados equivale a 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Se fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gás carbônico do mundo, depois da China e dos Estados Unidos.

Esses dados sugerem que um uso mais eficiente dos alimentos poderia contribuir substancialmente para os esforços globais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e diminuir o aquecimento global.

No mundo industrializado, a maior parte do lixo vem de consumidores que compram muito e jogam fora o que não comem. Nos países em desenvolvimento, a causa principal é a agricultura ineficiente e falta de instalações de armazenamento adequadas.

"A redução de desperdício de alimentos não só evitaria a pressão sobre recursos naturais escassos, mas também diminuiria a necessidade de aumentar a produção de alimentos em 60%, a fim de atender a demanda da população em 2050", diz a FAO.

A organização sugere que se melhore a comunicação entre produtores e consumidores para gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais eficiente, bem como investir mais na colheita, resfriamento e métodos de embalagem.

A FAO também disse que os consumidores no mundo desenvolvido devem ser encorajados a servir pequenas porções e fazer mais uso das sobras. As empresas devem dar comida excedente para instituições de caridade, e desenvolver alternativas para o despejo de resíduos orgânicos em aterros sanitários.

A FAO estima o custo do desperdício de alimentos, excluindo os peixes e frutos do mar, em cerca de 750 bilhões de dólares por ano, com base em preços de produção.

O desperdício de alimentos consome cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares- grande parte de hábitat natural transformado para tornar-se arável.

0 comentários:

Postar um comentário