01/10/2013

Russos detectam asteroide de 10 toneladas que passou raspando pela Terra

Sistema de observação localizado na Rússia identificou a passagem do asteroide com características semelhantes ao que caiu na Terra em fevereiro
 
Ainda nem nos esquecemos do asteroide que atingiu a região de Chelyabinsk, na Rússia, no início do ano (como mostramos nessa matéria) e já chega mais uma notícia de que um elemento de proporções semelhantes teria passado muito perto da Terra no último domingo (29).O responsável pela identificação do asteroide foi o sistema robótico de observação Master, construído pela Universidade de Lomonosov. De acordo com os especialistas, o corpo celeste teria 15 metros de diâmetro e poderia pesar mais de 10 toneladas, além disso, ele estaria se aproximando da terra a uma velocidade de 16 km/s.
“O asteroide foi descoberto na sexta à noite pela nossa estação próxima ao lago Baikal e nove horas depois ele sobrevoava a 11,300 quilômetros de distância da superfície da Terra”, revela Vladimir Lipunovo, da Universidade Estatal de Moscou e do Instituto Astronômico de Sternberg.
Segundo o site History, o que surpreende é que essa distância é menor do que a de alguns satélites que orbitam o planeta, posicionados a cerca de 36 mil quilômetros da superfície da Terra. Já o jornal britânico Mirror ressalta que o corpo teria causado danos consideráveis se tivesse entrado na atmosfera terrestre.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário