24/10/2013

Tipos de plantas que são venenos


 
Quem mora no interior, conhece muito bem alguns tipos de plantas que fazem mal e até chegam a matar, tanto para animais quanto para seres humanos. Algumas frutinhas chamam a atenção e parecem apetitosas, mas é bom tomar cuidado, porque elas podem fazer muito mal para seu organismo.

Veja algumas plantas:
Semente da Maçã – contém glicosídeos cianogênicos que liberam o ácido cianídrico e podem ser transformados em cianetos. Quando consumidos em doses elevadas podem causar sérios danos para saúde, mas uma só geralmente não irá fazer mal.


Atropa Belladona ou Erva-Moura Mortal – Tanto os frutos, quanto as folhas são tóxicos – PRINCÍPIO ATIVO: Glicosídeo cardiotóxico.

Ervilha do Rosário – Contém ácido ábrico e entrando na circulação sanguínia pode matar. É usado também como tratamentos para algumas doenças e feridas.

Oleandro – Uma flor comum e é muito tóxica – contém oleandrina e a neriantina e o consumo de apenas uma folha pode levar a morte, mas, geralmente ela provoca vômito e é o que salva a vida. Uma planta ornamental também conhecida por loendro, loandro, aloendro, loandro-da-índia, alandro, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé.

Baccata do Taxus ou Yew Europeu – Contém taxano, um veneno mortal nas folhas e no caroço do fruto.

Dendróbio ou Orquídea olhos de boneca – Pertença à família das orquídeas e contêm toxinas cardiogênico que paralisam os músculos e levam ao ataque cardíaco.

Narciso – sua flor é entorpecente e usado em alguns casos como tratamentos de doenças, como a doença de Alzheimer.



Cicuta – alcalóide coniina que age no sistema nervoso – conhecido como “veneno de Sócrates”.

Árvore Stinging – Contém toxinas potentes

Mamona – Contém ricina e se ingerida pode matar rapidamente

Trombeta de Anjo – É tóxica e usada para tratamentos de algumas doenças, como o mal de parkinson.

Monkshood – Aconitum – Planta tóxica

Altissima de Ageratina -


Veja tudo sobre estas plantas venenosas no 30 & Alguns, como seus efeitos e o que cada uma delas causa para sua saúde se consumidos. Existem muitas outras plantas venenosas que não foram listadas aqui. Antes de consumir uma fruta que não conhece, sempre é bom saber o que é para não complicar sua saúde.

0 comentários:

Postar um comentário