20/11/2013

Aprenda a fazer um Yakult caseiro!

Yakult é uma empresa multinacional japonesa de produtos alimentícios. Seu principal produto é o leite fermentado, muito consumido em todo mundo. O nome “Yakult” deriva de “Jahurto”, que significa iogurte em Esperanto. O nome também faz alusão a uma tribo que vivia na região da Sibéria, na Russia, e chamavam-se “Yakutes” sendo que a principal bebida consumida por este povo consistia em leite de égua fermentado. Você sabia disso tudo?

Não satisfeito de ter o nome derivado do esperanto e de ser uma das bebidas mais caras e deliciosas atualmente – no quesito iogurtes -, o Yakult ainda tem suas complicações no consumo, como por exemplo: você sabia que não se deve consumir mais de um potinho de Yakult por dia porque esse “UM” tem a quantidade exata de lactobacilos vivos que restauram sua flora intestinal e que seu excesso causa obesidade e diarreia? Pois é, como diria a tia cotinha: tudo em excesso ENGORDA!

 
Para preparar o Yakult caseiro, é muito simples, tudo não passa de uma simples multiplicação de lactobacilos, veja só: Leve o leite ao fogo e após começar a ferver, conte 10 segundos e desligue o fogo. Deixe esfriar na própria panela em que ferveu e monitore a temperatura com um termômetro. Quando estiver em aproximadamente 37 graus, adicione o copinho de Yakult original e mexa um pouco. Cubra com um pano e deixe repousar por um dia. Depois desse tempo, coloque na geladeira e seu Yakult está pronto!


Conheça um pouquinho da história: Em 1925, o Japão apresentava alto índice de mortalidade infantil por infecções gastro-intestinais. Inconformado com isso, o Dr. Minoru Shirota iniciou seus estudos sobre lactobacilos intestinais, com o objetivo de usá-los em prol da medicina preventiva. Nesta época, a medicina preocupava-se mais com o tratamento do que com a prevenção das doenças. Praticamente inexistiam pesquisas sobre microrganismos úteis ao intestino. No ano de 1930, após anos de contínuas pesquisas, Dr. Shirota selecionou uma espécie de lactobacilos, resistentes à acidez do estômago e, que se mantendo vivos no intestino, inibiam a proliferação de bactérias intestinais nocivas, promovendo o equilíbrio da flora intestinal.

Estes microrganismos revolucionaram todos os conceitos da área de saúde e foram denominados Lactobacillus casei Shirota. Cinco anos depois, foi desenvolvido o Leite Fermentado Yakult à base de leite desnatado e fermentado com os Lactobacillus casei Shirota. Para que ele estivesse facilmente disponível para o maior número de pessoas, foi adotado o sistema de entrega domiciliar. Em 1938, Yakult foi registrado como marca. No ano de 1955 é estabelecido o instituto de pesquisa na cidade de Quioto. Em 1963, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Dr. Minoru Shirota, a distribuição do Leite Fermentado Yakult no Japão passou a contar com as “Yakult Ladies”. No ano seguinte, iniciam-se as atividades internacionais da Yakult, em Taiwan.

Em 1966 o produto passou a ser produzido no Brasil. Desde então, a empresa tem se expandido com sucesso na Ásia, América, Europa e Oceania. Atravessou fronteiras desenvolvendo atividades adequadas às necessidades de cada país e conquistou o respeito de cada consumidor. Em 1968 o produto passou a ser vendido em potes de plástico. Nas décadas seguintes, a empresa lança inúmeros produtos, sempre mantendo Yakult como carro-chefe. Assim, o Leite Fermentado Yakult tornou-se um dos alimentos mais consumidos no século XX. Na década de 90 a marca começou sua grande e rápida expansão pelo continente europeu, ingressando primeiramente no mercado holandês em 1994. Entre 1995 e 1997 o produto foi introduzido com sucesso na Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra. Em 2000 foi a vez do mercado francês receber o produto.

Atualmente a marca está presente em países como Brasil, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Austrália, México, Argentina, Uruguai, Cingapura, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Tailândia, Taiwan e Taiti, sendo consumida por 25 milhões de pessoas. Existem no Japão, hoje em dia, cerca de 53 mil Yakult Ladies, que entregam o produto direto aos consumidores, além de provê-los com informações e dicas de saúde.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário