04/11/2013

Mais de 70 mil caem no golpe do 'Gerador de Facebook Credits'; entenda.. não seja um deles, leia a matéria...

Um relatório aponta que pelo menos 70 mil usuários do Facebook foram vítimas de um golpe que prometia dar Facebook Credits grátis. A fraude era propagada por meio de um link que afirmava gerar cinco mil deles instantaneamente. A moeda virtual, descontinuada em setembro de 2012, era usada para comprar itens em jogos e aplicativos dentro da rede social.

Golpe do Facebook Credits engana mais de 70 mil na rede social (Foto: Reprodução/Facebook)


Segundo o HotforSecurity, o golpe trazia uma mensagem que dizia “Esta é a forma como os profissionais fazem. Eles usam este software gratuito para adicionar créditos grátis às suas contas e podem vencer sempre”. Ela era acompanhada por uma URL goo.gl, hoje fora do ar.
O site direcionava a vítima para várias etapas, que incluíam copiar e postar mensagens similares em pelo menos cinco páginas do Facebook relacionadas a jogos para promover a isca na rede social. Uma das página afirmava que o sistema não exigia downloads para gerar créditos do Facebook e era “tão simples que uma criança de cinco anos poderia usar”.

Destaque falso em página no Facebook promete créditos grátis (Foto: Reprodução/Facebook)

Na realidade, o site nunca gerava os créditos prometidos e fazia os usuários compartilhar links de scammers, promovendo sites duvidosos. A página "Facebook Credits Generator" chegou a somar 2.699 curtidas na rede social e também não está mais disponível online.

Atualmente, a rede social oferece os chamados Facebook Gift Cards, com créditos para comprar jogos e aplicativos, sem cotação própria e respeitando os valores das moedas. Os cartões com créditos em dinheiro (cartão de presente) podem ser comprados em lojas físicas.

Link malicioso prometia créditos grátis no Facebook (foto: Reprodução/Hot for Security)

A Hot for Security aponta que os falsos geradores de crédito grátis circulam há anos pela rede social e que o total de 70 mil vítimas divulgado diz respeito a um link que começou a circular no dia 1º de novembro. A empresa de segurança online recomenda que os usuários fiquem atentos a ofertas, brindes e promoções de softwares e jogos que pedem muitas curtidas.

Via All Facebook

0 comentários:

Postar um comentário