Há muitos anos, pessoas descontentes com a forma como chegaram a este mundo utilizam a cirurgia plástica para mudar sua aparência, mas agora esta verdadeira obsessão acaba de ser levada para um nível totalmente novo, ao alterar a cor de seus olhos através de um procedimento polêmico conhecido como implante de íris artificial.
|
A cirurgia não é recente, já em 2011 o oftalmologista Gregg Homer anunciava a possibilidade de transformar olhos castanhos em azuis. A novidade agora é que, lançado pela Dr. Kenneth Rosenthal, como uma forma de corrigir vários defeitos oculares -heterocromia, albinismo ocular, etc.-, trata-se de um procedimento de implante de íris artificial, que também já está sendo anunciado como cirurgia estética para as pessoas que querem mudar permanentemente a cor dos seus olhos.
A íris artificial é prótese fina, não-tóxica, feita do mesmo silicone das lentes de grau oftálmicas intra-oculares. Uma vez que a íris falsa é muito flexível, pode ser dobrada e inserida no olho através de uma incisão na córnea periférica de cerca de 2,8 mm de comprimento, e desdobrada sobre a íris natural. Segundo o site da BrightOcular, a empresa por trás da novidade, o procedimento é "rápido, seguro e não solta as tiras indolor", durando cerca de 15 minutos para cada olho.
Embora sites de compartilhamento de vídeo, como o YouTube ou Vimeo, estejam cheios de testemunhais de pacientes satisfeitos, há muitos oftalmologistas que desaconselham as pessoas as fazer este tipo de implantes artificiais para fins cosméticos. Dr. James Tsai, um oftalmologista e um especialista em glaucoma da Universidade de Yale (EUA), diz que as alegações de procedimento seguro feitas em discussões on-line são "enganosas, bem como imprecisas" . Ele adverte que a cirurgia de implante artificial pode causar uma pressão elevada no interior do olho, que pode levar ao glaucoma, cataratas e lesão da córnea, bem como a diminuição da visão ou até à cegueira.
0 comentários:
Postar um comentário