30/08/2013

Paracetamol um veneno para seu animal

PARACETAMOL - VENENO PARA SEU ANIMAL

O paracetamol é um fármaco anti-inflamatório e antipirético muito utilizado em Medicina Humana em diversas situações inflamatórias ou dolorosas. É um fármaco muito utilizado igualmente em pediatria, dada a sua elevada margem de segurança no ser humano. Acontece que, ao contrário da crença generalizada, este fármaco é extremamente tóxico para os animais de companhia, principalmente para os gatos mas igualmente para os cães.



Posso usar paracetamol quando o meu animal tem “febre”?

O paracetamol é o anti-inflamatório mais tóxico para os animais de companhia. Não deve nunca ser utilizado em nenhuma situação. Existem alguns fármacos próprios e aprovados para o uso em animais de companhia, sendo na maior parte dos casos fármacos não utilizados pelo ser humano. Esta especificidade deve sempre ser respeitada. Não deve medicar o seu animal sem consultar o seu médico veterinário.

Quais as consequências do uso de paracetamol?

O uso de paracetamol em animais de companhia provoca toxicidade aguda e grave nas células do fígado e do sangue. Os animais podem ainda apresentar edemas (inchaços) na face e nos membros. Poderá ainda reparar na coloração azulada das mucosas (lábios, conjuntiva do olho, etc) ou mesmo da pele devido à intoxicação a nível sanguíneo.



O meu animal pode morrer se tomar este medicamento?

Sim. O paracetamol pode ser mortal para um gato em doses relativamente baixas (um comprimido de 500 mg pode matar um gato adulto). Em cães, embora seja tóxico, a afecção é menos grave e raramente provoca intoxicação grave.

Existe antídoto para este medicamento?

Sim. Existe um antídoto para a intoxicação por paracetamol. Deve ser administrado o mais rapidamente possível após a intoxicação. O seu veterinário poderá fornecer-lhe mais informações sobre este assunto.







Não se esqueça que apenas o seu médico veterinário está qualificado para o aconselhar no tratamento do seu animal de companhia.
.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário